ESTOU APROVADO?! PRECISO FAZER O EXAME?!


A aprovação nas disciplinas ocorre mediante o cumprimento de três critérios: 1) frequência (O aluno precisa ter cursado no mínimo 75% das aulas); 2) somatória mínima de 6.000 pontos na disciplina; e 3) somatória mínima de 1.500 pontos ou 2.500 (disciplinas nível 1 ou 2, respectivamente) nas Avaliações Oficiais.


-Para identificar se a disciplina é Tipo 1 (1.500 pontos) ou Tipo 2 (2.500 pontos) basta verificar no portal do aluno a pontuação indicada na parte de pontos da Oficial.


O AVA permite uma consulta visual facilitada da sua pontuação e aprovação, conforme abaixo:
1º - Acesso o AVA e clique na opção "Acessar a Disciplina" que deseja consultar as notas.


2º - Após selecionar a disciplina, clique em "Meus Pontos" na lateral direita.



3º - Em seguida, clique em "Visualização de Pontos".




As duas barras vermelhas podem auxiliar na identificação dos critérios que precisam ser superados. Para aprovação na disciplina é necessário alcançar AMBOS, ou seja: 6.000 pontos totais e a pontuação mínima das oficiais. Também é possível consultar um extrato completo da pontuação conquistada.


DATAS DE APLICAÇÃO


Disciplinas Interativas

Os Exames Finais das Disciplinas Interativas serão aplicados de acordo com o calendário acadêmico e obedecerão as mesmas orientações das Oficiais quanto a pontuação.

Disciplinas HAMI e HAMP (Presenciais)

A aplicação de provas de Exame Final das disciplinas presenciais, seguirão o calendário acadêmico, conforme cronograma do coordenador do curso. Então é importante observar o calendário acadêmico para identificar os possíveis dias da aplicação das provas de Exame e consultar seu coordenador pra verificar o cronograma de aplicação das provas.


As Disciplinas HAMI e HAMP são todas aquelas que não sejam Interativas ou Síncronas e estão sinalizadas no AVA conforme exemplo abaixo:



ELEGÍVEIS PARA O EXAME FINAL

A avaliação de Exame Final é a última tentativa de recuperação de nota aos alunos que não tenham alcançado um dos critérios (ou ambos) para aprovação na disciplina. O Exame Final é uma avaliação de 5.000 pontos que substitui as notas obtidas nas Oficiais. Exemplificamos abaixo para facilitar o entendimento. Exemplo 1: No exemplo abaixo, o aluno obteve a pontuação necessária no primeiro critério (acima de 6.000 pontos), mas não alcançou a somatória mínima de 2.500 nas oficiais. Ao realizar o Exame Final, a somatória de 1.975 pontos das oficiais é zerada e a pontuação obtida substituirá essa nota. Para ser aprovado, precisará obter a nota mínima de 2.500 pontos na prova de Exame Final. Assim, por ser possível a aprovação, o aluno é elegível.



Exemplo 2: No exemplo abaixo, o aluno não obteve a pontuação necessária no primeiro critério (acima de 6.000 pontos), apesar de alcançar a somatória mínima de 2.500 nas oficiais. Ao realizar o Exame Final, a somatória de 3.900 pontos das oficiais é zerada e a pontuação obtida substituirá essa nota: 6.463 (pontuação total) - 3.900 (notas oficiais que serão substituídas) = 2.563 pontos. Para ser aprovado, precisará obter a nota mínima de 3.437 pontos na prova de Exame Final. Assim, por ser a aprovação possível, o aluno é elegível.



Exemplo 3: No exemplo abaixo, o aluno não obteve a pontuação necessária no primeiro critério (acima de 6.000 pontos), apesar de alcançar a somatória mínima de 1.500 nas oficiais. Ao realizar o Exame Final, a somatória de 4.400 pontos das oficiais é zerada e a pontuação obtida substituirá essa nota: 5.023 (pontuação total) - 4.400 (notas oficiais que serão substituídas) = 623 pontos. Para ser aprovado, precisaria obter a nota mínima de 5.377 pontos na prova de Exame Final. Considerando que a pontuação máxima do Exame é 5.000 pontos, NÃO é mais possível a aprovação na disciplina e o aluno NÃO é elegível ao Exame.